sábado, 23 de fevereiro de 2013

Quem é o escolhido? Anakin ou Luke?


Todo mundo viu o “Retorno de Jedi”, e sabe que Luke venceu. Mas muita gente fica pensando… Como isso seria possível, já que Darth Vader era muito mais poderoso, e sempre foi considerado “o escolhido”. A resposta fica meio capenga… Na ocasião, o Senhor Negro do Sith estava desestimulado, debilitado, e receoso em matar seu próprio filho, coisa que poderia justificar sua derrota.
Agora, e se colocássemos os dois para se enfrentar. E se imaginássemos sinceramente quem é o jedi mais poderoso.
Pensando em teoria, Anakin Skywalker, antes mesmo de se tornar Darth Vader, já seria bem mais forte na Força do que o jovem Luke. Por outro lado, Luke tem aquele “brilho” especial dos heróis, e isso, de cara, já coloca os dois em pé de igualdade.
Luke só se torna um cavaleiro jedi no final do último filme da trilogia clássica – e mesmo assim ele é um jedi iniciante. Anakin, entretanto, foi ensinado desde a infância e chegou a viver muitas aventuras como cavaleiro, ao lado de seu mestre Obi-Wan Kenobi.
É nesse ponto, porém, que os filmes apresentam certa confusão. Anakin seria o garoto “escolhido”, o “iluminado”, mas ele não foi capaz de resistir ao lado negro. Apesar de todo esforço e treinamento, ele acabou derrotado por Kenobi e até mesmo por seu próprio filho, um jovem que ainda engatinhava nos caminhos da Força.
Então, parece que há uma mensagem oculta na saga. Será que o “escolhido” ao qual Yoda se refere em “A Ameaça Fantasma” era mesmo Anakin? Será que Yoda não estava, ao observar a criança no Episódio I, vendo a aura de outro Skywalker, ou seja, de Luke.
Se nos basearmos no óbvio, Luke é muito mais “escolhido” do que Anakin. Pense nas estatísticas. Ele passou por um treinamento-relâmpago com Yoda em Dagobah, enquanto todos os outros jedis precisam de anos estudando. Depois disso, resistiu sozinho ao chamado do mal em “O Império Contra-Ataca”, detonou a corja de Jabba em Tatooine, salvou Han Solo e ainda conseguiu vencer seu mega-ultra-poderoso pai.
Ah, e o mais importante. Luke usou a força em “Uma Nova Esperança”, quando ainda era um mero velocista estelar, para explodir a Estrela da Morte. Alguém aí viu Anakin alguma vez usar seus poderes para executar um ato tão épico como esse?

Com tudo isso, me parece óbvio que Luke, e não Anakin, era o tal “iluminado” descrito por Yoda e Mace Windu. De certa forma, parece uma hipótese louca, mas não é. Lembre-se que o mestre Yoda, ao analisar as emanações do pequenino Anakin, vê uma “imagem enevoada”. Como ele poderia ter certeza? 

Um comentário:

  1. Haha! É bobagem discutir algo como isso! Muitos falam q "Luke derrotou a primeira Estrela da Morte blablabla..." mas se esquecem de lembrar q Anakin derrotou uma estaçao espacial da federaçao do comercio em Naboo com 9 anos!! Sem treinamento algum na Força! E sem ele para matar o Imperador Palpatine, seu filho morreria pelos Raios a Força dele, e a Nova Ordem Jedi nunca voltaria a existir! :/ e para finalizar com chave de ouro, ele encontrou REALMENTE o equilíbrio perfeito da Força: foi primeiramente do lado luminoso da Força, se viu tentado pelo lado sombrio e caiu devido ao seu amor por Padmé, mas q no entanto, se redimiu em seus ultimos instantes de vida, salvando a galaxia e voltando a ser o heroi q sempre foi esempre sera. Para sempre, Anakin Skywalker!!

    ResponderExcluir